China aprova importação de milho procedente do Brasil

  • Por Agencia EFE
  • 08/04/2014 07h44

Pequim, 2 abr (EFE).- As autoridades da China autorizaram nesta terça-feira as importações de milho procedentes do Brasil, após ambos os países terem assinado um protocolo de requisitos fitossanitários para o comércio do grão.

Segundo fontes da embaixada brasileira disseram à Agência Efe, o acordo foi formulado em novembro do ano passado, durante a visita do vice-presidente Michel Temer à China, no qual o político se reuniu com altos funcionários locais na cidade de Cantão.

O acordo significa um importante passo para o comércio bilateral entre ambos os países e foi considerado “muito satisfatório” pelo governo brasileiro.

A China é atualmente o segundo consumidor mundial de milho e espera- se que a demanda do país asiático cresça à medida que o ritmo de urbanização local aumente.

Atualmente, o principal exportador de milho para a China são os Estados Unidos, com cerca de 4 milhões de toneladas vendidas no ano passado, número que dobrou em comparação com os registros de 2012.

A entrada do milho brasileiro na China deverá incrementar a troca entre os dois países em US$ 4 bilhões, embora o número possa variar segundo a evolução das taxas de câmbio, a situação do mercado internacional do grão e a variação da produção.

Após esse acordo, o próximo passo do governo brasileiro é conseguir o fim do embargo das exportações de carne bovina para a China, embargadas após um caso de vaca louca ser detectado no final de 2012. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.