China evacua mais de 3.000 de seus cidadãos no Vietnã devido a protestos

  • Por Agencia EFE
  • 18/05/2014 00h35

Pequim, 18 mai (EFE).- Mais de 3.000 cidadãos chineses residentes no Vietnã foram evacuados nos últimos dias devido à violência dos protestos anti-China, que causaram até agora a morte de duas pessoas e uma centena de feridos.

Segundo informou neste domingo o Ministério das Relações Exteriores chinês em comunicado, entre os evacuados há 16 feridos “em estado crítico” que deixaram o Vietnã em um voo charter com assistência médica.

O ministro do Comércio chinês, Gao Hucheng, pediu a seu colega vietnamita para “controlar a violência e melhorar o ambiente para o comércio e o investimento”.

Gao protestou ao ministro vietnamita durante uma reunião no marco do encontro entre as titulares das pastas de Comércio e Indústria da Apec, realizado este fim de semana na cidade chinesa de Qingdao.

O governo chinês enviou um grupo de trabalho à província vietnamita de Ha Tinh (centro do país), onde foram registrados os maiores protestos, para preparar o retorno à China dos feridos.

O Ministério de Transporte chinês anunciou o envio de cinco navios para evacuar mais cidadãos chineses que continuam retidos no Vietnã.

A violência começou na quarta-feira quando cerca de 19 mil pessoas se manifestavam em um polígono industrial taiuanês, chinês e sul-coreano da província de Binh Duong, no sul do país.

As manifestações foram convocadas pelo fato de que uma embarcação chinesa colidiu com outra vietnamita que tentava impedir a instalação de uma plataforma petrolífera da companhia estatal chinesa CNOOC em águas reivindicadas por Pequim e Hanói. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.