Chips instalados em veículos poderão auxiliar na mobilidade urbana
Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos está em processo de implantação no Brasil e deverá apontar soluções de mobilidade no país.
O SINIAV é composto por chips instalados nos veículos, por antenas leitoras e por computadores que formarão a base de dados.
De acordo com o Denatran, o prazo para implantação do sistema termina no dia 30 de junho de 2015, mas na prática não deverá ser cumprido.
A instalação do SINIAV depende agora dos departamentos de trânsito de cada estado, que vão contratar as empresas que fabricam os componentes.
Ao ser instalado nos veículos o chip permitirá, por exemplo, a identificação em tempo real de carros roubados ou a realização de fiscalização seletiva.
Alexandre Rennó, diretor da Autofind, uma das fabricantes do sistema, explica que os dados gerados podem ser integrados à gestão do tráfego:
(Ouça detalhes no áudio acima)
Alexandre Rennó destaca que o sistema funciona uma rede particular privada, o que coloca os dados dos motoristas sob esquema de segurança.
Falando a Carlos Aros, o especialista em Tecnologia da Informação Celso Poderoso diz que os dados gerados vão mudar a mobilidade urbana:
Celso Poderoso lembra que o monitoramento dos fluxos pode, no médio e longo prazo, ajudar a reduzir o impacto sobre algumas regiões das cidades.
Para o especialista, analisar os dados em tempo real tem efeitos benéficos sobre a tomada de decisão e o planejamento urbano.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.