Cidade dos EUA vive noite de tensão após morte de um negro por policial

  • Por Agência Brasil
  • 21/09/2016 10h11
Chefe da polícia indicou que um policial sofreu ferimentos no rosto e outro no ombro EFE Dois policiais são baleados em protestos em Ferguson

A cidade de Charlotte, no leste dos Estados Unidos, foi palco, na oite de ontem, 20, de violentos confrontos após a morte de um negro pela polícia. A informação é da Agência Ansa.

Uma multidão se reuniu na Universidade da Carolina do Norte, logo após ter recebido a notícia de que um afro-americano de 43 anos, chamado Keith Lamont, havia sido baleado pelas forças de segurança. Segundo a polícia, ele tentou invadir um condomínio, estava armado e representava uma “grave ameaça”.

O protesto começou enquanto agentes ainda interrogavam testemunhas. Os manifestantes bloquearam uma estrada da cidade e gritaram slogans como “a vida dos negros importa” e “mãos ao alto, não dispare”.

Após os confrontos, a prefeita de Charlotte, Jennifer Roberts, exortou os cidadãos à calma e garantiu que a morte de Lamont será investigada. “Conversaremos com os líderes da comunidade para trabalharmos juntos”, disse.

Charlotte é a maior cidade do estado da Carolina do Norte, com 810 mil habitantes, dos quais 35% são negros. Nos últimos anos, os EUA vêm enfrentando uma crescente tensão racial por conta das recorrentes mortes de afro-americanos em operações policiais, culminando no atentado de 7 de julho em Dallas, quando cinco agentes foram assassinados pelo negro Micah Xavier Johnson.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.