Cientistas descobrem na Colômbia lagoa a 4.900 metros de altura

  • Por Agencia EFE
  • 07/02/2014 18h02

Bogotá, 7 fev (EFE).- Cientistas suíços e colombianos descobriram no Parque Nacional Los Nevados, na Colômbia, uma lagoa a 4.900 metros acima do nível do mar formada por causa do degelo, informou nesta sexta-feira o Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais (Ideam).

A descoberta foi feita quando os pesquisadores do Ideam, em parceria com uma comissão das universidades suíças de Zurique e de Lausanne, realizavam um estudo sobre o retrocesso e derretimento da geleira Santa Isabel, situado no parque.

“Estas massas de gelo respondem com rapidez às condições da atmosfera”, disse Jorge Luis Ceballos, funcionário do Ideam e responsável pelo estudo da dinâmica da geleira. Ele acrescentou que o derretimento da Santa Isabel “criou esta extensão de água estagnada”.

Segundo os pesquisadores, a lagoa estava escondida em um lugar pouco explorado entre a beira do gelo e uma rocha vulcânica. A descoberta foi realizada a uma altitude pouco comum.

O Parque Nacional Natural Los Nevados foi fundado em 1974, e tem 58.300 hectares. Está situado entre os departamentos de Caldas, Risaralda e Tolima, a uma altitude entre 2.600 e 5.321 metros acima do nível do mar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.