Cinzas de Fidel Castro são levadas ao cemitério de Santa Ifigenia

  • Por Agencia EFE
  • 04/12/2016 12h31
EFE Cortejo com cinzas de Fidel Castro é saudado por milhares de pessoas nas ruas de Cuba

A caravana com as cinzas de Fidel Castro partiu neste domingo às 6h40 local (9h40, em Brasília) do Parque da Revolução de Santiago de Cuba rumo ao cemitério de Santa Ifigenia, onde os restos do ex-presidente cubano serão enterrados em cerimônia privada.

O avanço do cortejo fúnebre por Santiago de Cuba foi saudado por milhares de pessoas situadas em ambos os lados das ruas que durante a passagem da urna gritavam “Eu sou Fidel!”.

Os restos do líder da Revolução Cubana chegaram ontem a Santiago de Cuba após percorrer durante os passados quatro dias os quase mil quilômetros que separam Havana da cidade do Oriente cubano.

Fidel Castro faleceu em 25 de novembro aos 90 anos em Havana, após uma década retirado do poder.

O enterro dos restos de Fidel no cemitério de Santa Ifigenia só será acompanhado por familiares e “personalidades especialmente convidadas” entre os quais acredita-se que estarão os líderes da Venezuela, Nicolás Maduro; e Bolívia, Evo Morales, assim como os ex-governantes brasileiros Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Todos eles participaram do ato que foi realizado na noite de ontem, sábado, na Praça da Revolução e ao qual compareceram cerca de meio milhão de pessoas, segundo cálculos da televisão cubana.

O cortejo fúnebre desde a Praça da Revolução “Antonio Maceo” ao cemitério de Santa Ifigenia esteve acompanhado pelo ministro das Forças Armadas Revolucionárias, o general Leopoldo Cintra Frias, e os vice-ministros Ramón Espinosa Martín e Joaquín Quinta Solás, também generais.

Meios de comunicação oficiais cubanos disseram que os restos de Fidel serão depositados em Santa Ifigenia perto de onde repousam os do herói nacional José Martí, os do pai da pátria cubana, Carlos Manuel Gramados, e de Mariana Grajales, mãe dos generais independentistas José e Antonio Maceo. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.