Colégios eleitorais abrem na Grécia para segundo pleito antecipado

  • Por Agencia EFE
  • 20/09/2015 06h18

Atenas, 20 set (EFE).- Os colégios eleitorais da Grécia abriram suas portas hoje às 7h (horário local, 1h de Brasília) para realizar o segundo pleito legislativo antecipado em menos de um ano, após a renúncia do governo do esquerdista Alexis Tsipras no dia 20 de agosto.

Quase 10 milhões de gregos foram convocados a se apresentar nos 19.455 colégios eleitorais distribuídos por todo o país e a escolher entre as 19 legendas que concorrem nesta convocação.

Os colégios fecharão às 19h (13h em Brasília), momento no qual está previsto que as pesquisas de boca de urna projetem os primeiros resultados.

Os primeiros dados oficiais do resultado serão anunciados pouco depois das 21h (15h), segundo anunciou o Ministério do Interior.

As eleições de hoje despontam como as mais apertadas em mais de uma década, e nas últimas pesquisas a coalizão esquerdista Syriza está na frente do partido conservador Nova Democracia entre meio e três pontos percentuais.

O voto é obrigatório na Grécia com duas exceções: os maiores de 70 anos e os que se encontrem no dia da votação no exterior ou a uma distância superior a 200 quilômetros de seu colégio eleitoral.

A campanha eleitoral, marcada pela polarização extrema dos últimos dias entre Tsipras e o novo líder de Nova Democracia Vangelis Meimarakis, criou muito menos interesse na sociedade que as eleições do dia 25 de janeiro e do referendo de 5 de julho. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.