Colégios eleitorais fecham na Guatemala com um alto nível de participação

  • Por Agencia EFE
  • 06/09/2015 23h19

Guatemala, 6 set (EFE).- A Guatemala encerrou neste domingo o dia de eleições gerais na qual, segundo números preliminares do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), a afluência superou os 50% dos 7,5 milhões de cidadãos aptos a votar.

Os centros de votação fecharam às 18h (horário local, 21h em Brasília), aonde os guatemaltecos foram para escolher o presidente, vice-presidente, 158 deputados ao Congresso, 20 para o Parlamento Centro-Americano e 338 corporações municipais.

Os juízes do TSE, entre eles María Eugenia Mijangos, destacaram o civismo com o qual os guatemaltecos foram às urnas para escolher as autoridades que os governarão durante quatro anos a partir do próximo dia 14 de janeiro.

Depois do fechamento dos colégios eleitorais, como estabelece a Lei Eleitoral e de Partidos Políticos, começa a apuração dos votos, e os resultados serão divulgados conforme forem chegando ao centro de contagem, instalado no Parque da Indústria da capital do país.

Durante as votações, que transcorreram com normalidade à exceção das denúncias de transporte de eleitores e detenções por violação da lei seca, os principais candidatos destacaram a afluência, apesar da incerteza e do pessimismo da véspera. EFE

oro/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.