Com atraso de 4 horas, Mujica viaja a Brasília para se reunir com Dilma

  • Por Agencia EFE
  • 07/11/2014 12h40

Montevidéu, 7 nov (EFE). – O presidente do Uruguai José Mujica saiu nesta sexta-feira de Montevidéu rumo a Brasília para se reunir com a presidente Dilma Rousseff com um atraso de quatro horas devido a um nevoeiro que cobria a capital uruguaia e que dificultou a decolagem do avião da Força Aérea Uruguaia que está com a comitiva, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

Em princípio, estava previsto que a delegação uruguaia saísse às 6h30 (mesmo horário em Brasília), mas, de última hora, a viagem teve que ser transferida para às 10h30. A previsão é de que o voo da delegação uruguaia chegue a Brasília às 13h45 e Mujica se encontre com Dilma no Palácio do Planalto às 15h.

O uruguaio quis ser o primeiro líder estrangeiro a viajar para Brasília para parabenizar pessoalmente a presidente reeleita. No encontro de hoje, Mujica pretende conversar com Dilma sobre o porto de águas profundas que pretende construir no litoral do departamento de Rocha, limite com o Brasil, e sobre interconexão energética.

Antes do segundo turno das eleições, Mujica disse em declarações à imprensa de seu país que a construção desse porto, com investimento superior a US$ 1 bilhão, estava “condicionada” ao resultado das urnas.

O interesse por negócios relacionados à indústria naval também estará na agenda do encontro e, por isso, o ministro da Indústria, Energia e Mineração, Roberto Kreimerman, integra a pequena comitiva do chefe de Estado uruguaio.

A Administração de Mujica tem interesse em vender ao Brasil parte do seu excedente de gás que gerará uma usina regasificadora que deve ser instalada no litoral de Montevidéu. A usina terá capacidade de gerar 10 milhões de metros cúbicos de gás por dia, 20% dos quais poderiam ser exportados ao Brasil e uma quantidade ainda não definida à Argentina.

O Mercosul, o bloco integrado por Brasil, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Argentina, será outro dos temas da agenda.

Mujica e sua delegação devem voltar a Montevidéu amanhã de manhã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.