Com fraude em até 5% dos benefícios, Haddad quer mudar Previdência de SP

  • Por Estadão Conteúdo
  • 12/07/2016 08h19
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Antonio Cruz/ABr ABR - Fernando Haddad em 2010

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), quer estender o modelo de combate à corrupção desenvolvido pela Controladoria-Geral do Município ao órgão responsável pelo pagamento das aposentadorias dos servidores. Em fase final de elaboração, o projeto que reforma a Previdência tem como foco aumentar a fiscalização sobre a concessão dos benefícios, evitar fraudes e reduzir o déficit financeiro, que, só no ano passado, ficou em R$ 3,1 bilhões e pode alcançar R$ 89 bilhões em 75 anos, duas vezes a arrecadação atual do Município.

Se aprovada pelos vereadores, a proposta ainda fará com que os pedidos de aposentadoria passem a ser feitos em apenas um endereço: o Instituto de Previdência Municipal de São Paulo (Iprem). Atualmente, essa função é dividida entre todos os departamentos do Município, sejam secretarias, autarquias ou mesmo a Câmara Municipal. Na análise da Prefeitura, o modelo atual facilita a ocorrência de fraudes e dificulta o controle do pagamento.

Segundo o superintendente do Iprem, Fernando Rodrigues da Silva, estima-se que até 5% dos benefícios sejam resultado de algum tipo de irregularidade. Os mais comuns são “aposentados fantasma” ou que recebem mais do que deveriam por erro no cálculo. 

“Estamos estabelecendo um modelo de gestão que possa gerir os riscos operacionais e de fraude, cuidar da base cadastral de quase 130 mil servidores ativos (além dos inativos), impedir pagamentos indevidos e criar duas carreiras, de especialista e técnico previdenciário”, diz Silva. Nesse projeto de reforma do Iprem, o número de funcionários cairia dos atuais 450 para 260 “com o mesmo custo”, afirma o superintendente.

Outras mudanças, que dizem respeito diretamente à forma de concessão do benefício, estão propostas em projeto separado e polêmico. Ele prevê, por exemplo, a implementação de um teto remuneratório (mais informações nesta página). Oficialmente, as novas regras propostas só valeriam para os futuros servidores, mas, para quem está prestes a pedir a aposentadoria, qualquer ideia nova é vista com desconfiança. 

A professora municipal Eliane Vasconcelos, de 49 anos, está entre os funcionários públicos que temem alterações no modelo atual. Com 30 anos de carreira, ela pretende pedir, nos próximos dias, o abono por permanência e continuar no serviço público. “Estou apreensiva, preocupada que as regras mudem antes e atinjam quem está na ativa há muito tempo, como eu”, afirma.

Déficit

Desde que começou a pagar as aposentadorias, em 2005, o Iprem opera no vermelho. Com o aumento do número de beneficiários, que, só neste ano, estão previstos 6 mil novos, o déficit anual cresceu e está e mais de 50% das despesas do órgão. Isso quer dizer que, para conseguir pagar em dia os inativos e pensionistas, a administração municipal precisa cobrir o rombo nas contas com verba do Tesouro.

Os R$ 3,1 bilhões que saíram do Orçamento municipal para suprir a demanda do Iprem, em 2015, representam quase a mesma quantia aplicada pela gestão Haddad em investimentos na cidade, como novas creches, unidades de saúde, corredores de ônibus e moradia popular.

Para o cientista político Marco Antonio Teixeira, professor do Departamento de Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), a reforma da Previdência deverá ser enfrentada impreterivelmente nos próximos quatro anos, “apesar de pouco falado nas campanhas eleitorais, esse é um tema de muita relevância. Para cobrir o déficit do sistema e continuar pagando os aposentados, a Prefeitura retira verba do Orçamento que poderia ser usada para investimentos. É aí que o problema passa a afetar todo mundo”.

A criação de uma Controladoria Previdenciária é medida importante para ampliar a fiscalização dos benefícios, afirma o advogado Fábio Marin, da Organização Marin de Orientação Previdenciária, assim como a capacitação dos servidores envolvidos nesse trabalho, “esse é um tema complexo, que exige equipe treinada tanto para gerir o modelo como para atender os beneficiários. A partir daí será mais fácil checar se há aposentados mortos recebendo ou se o prazo de afastamento por doença está encerrado.”

Para o professor em Direito Previdenciário Wladimir Martinez, a administração municipal deve debater amplamente o assunto com todos os envolvidos antes de promover mudanças, considerando que a “baixa natalidade e a crescente expectativa de vida”, além das patologias epidêmicas, são elementos estruturais das atuais transformações e “exigem negociações com os interessados”.

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