Comando ucraniano informa que há intensos combates nas margens do mar de Azov

  • Por Agencia EFE
  • 14/02/2015 10h09

Kiev, 14 fev (EFE).- O comando ucraniano informou neste sábado de intensos combates em Shiroki Lug, uma aldeia situada às margens do mar de Azov, a cerca de dez quilômetros de Mariupol, a segunda cidade da região de Donetsk, controlada pelas autoridades da Ucrânia.

A aldeia ficou praticamente em ruínas pelo fogo da artilharia dos separatistas, que depois tentaram tomar as posições do batalhão ucraniano de voluntários “Azov”, disse um porta-voz dessa unidade à agência Ostrov.

“Há um grande número de feridos”, disse o militar, que acrescentou que as forças ucranianas capturaram um carro de combate dos pró-Rússia e fizeram prisioneiros.

Horas antes, o comando militar ucraniano comunicou que nesta madrugada os separatistas atacaram posições das tropas governamentais nos arredores da cidade Debaltsevo, estratégico nó de comunicação a meio caminho de Donetsk e Lugansk, cidades controladas pelos pró-Rússia.

“A cidade está em chamas”, escreveu no Facebook o chefe do Departamento de Ministério do Interior para a região do Donetsk, Viacheslav Abroskin.

Segundo ele, durante todo o dia de hoje a artilharia dos separatistas ataca os bairros de Debatsevo e arredores, que são há várias semanas cenário de violentos combates.

Os pró-Rússia garantem que nesse setor do front mantêm cercados mais de seis mil soldados ucranianos, o que o Ministério da Defesa da Ucrânia negou veementemente.

A intensificação dos combates no leste da Ucrânia acontece a poucas horas da entrada e vigor, nesta meia-noite (19h em Brasília) do cessar-fogo estipulado na quinta-feira na cúpula de Minsk entre os líderes de Ucrânia, Rússia, Alemanha e França. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.