Começa segundo turno das eleições municipais na França

  • Por Agencia EFE
  • 30/03/2014 04h04

Paris, 30 mar (EFE).- Os colégios eleitorais da França abriram neste domingo às 8h (locais, 3h em Brasília) para o segundo turno das eleições municipais, que tem 45 milhões de pessoas aptas a votar.

Na grande maioria dos colégios eleitorais da França a votação vai até as 18h (locais, 11h em Brasília), e nas grandes cidades se estende por mais duas horas.

Esta é a primeira eleição municipal do mandato do presidente François Hollande e do executivo de Jean-Marc Ayrault desde sua chegada ao poder em maio de 2012, em um momento em que sua aprovação atinge mínimos históricos.

A abstenção no primeiro turno, realizado domingo passado, alcançou os 36,45%. A votação significou um importante revés para a situação, o Partido Socialista (PS), e um crescimento histórico da ultradireitista Frente Nacional (FN).

A esquerda conseguiu 38,8% dos votos, seis pontos a menos que em 2008, a centro-direita 46,4% e o FN, partido que não controlava nenhuma prefeitura, multiplicou por cinco seus resultados anteriores e alcançou 4,7% dos votos, mesmo tendo se candidatado em apenas 597 dos 36.600 municípios. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.