Começa votação das eleições presidenciais na Romênia

  • Por Agencia EFE
  • 02/11/2014 03h58
  • BlueSky

Bucareste, 2 nov (EFE).- Mais de 18 milhões de romenos devem votar neste domingo, no primeiro turno das eleições presidenciais, nas quais o primeiro-ministro, o social-democrata Victor Ponta, desponta como o novo chefe de Estado nos próximos cinco anos.

Os 18.550 colégios eleitorais, 294 deles no exterior, abriram hoje às 7h (locais 3h em Brasília) e fecharão às 21h.

Entre os 14 candidatos, só dois têm possibilidades reais de se mudarem para o Palácio Cotroceni, sede presidencial.

Segundo as pesquisas, Ponta tem entre 40 e 43% dos votos, e o liberal Klaus Iohannis, que 30%.

Se estes resultados se confirmarem, e se nenhum deles alcançar 50% dos votos hoje, eles disputarão o segundo turno no próximo dia 16.

As pesquisas mostram, na terceira posição, com entre 6% e 8% dos votos, a conservadora Elena Udrea e Calin Popescu-Tariceanu, primeira-ministra entre 2004 e 2008.

A campanha foi marcada por várias atuações da promotoria anticorrupção contra pessoas próximas aos principais candidatos.

Ponta teve que se afastar de seu sogro, um reconhecido deputado, e de seu chefe de campanha por tráfico de influência.

Por sua parte, Iohannis segue à espera da decisão do tribunal sobre se incorreu em incompatibilidade de cargos enquanto era simultaneamente prefeito de Sibiu e conselheiro da companhia municipal de águas.

A eleição acontece em um momento de alívio econômico na Romênia, graças aos bons resultados macroeconômicos dos últimos dois anos, ainda intangíveis para os cidadãos, enquanto as autoridades ainda observam uma possível recaída da zona do euro à recessão.EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.