Comissão Europeia aumenta valor da ajuda à Síria e aos países vizinhos

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2014 00h23

Bruxelas, 24 set (EFE).- A Comissão Europeia (CE) informou nesta terça-feira que decidiu aumentar sua ajuda humanitária à Síria e aos países vizinhos até 215 milhões de euros, que serão repartidos entre assistência humanitária e ajuda ao desenvolvimento a longo prazo.

A CE precisou em comunicado que desses fundos, 50 milhões de euros serão destinados à ajuda humanitária e 165 milhões à ajuda ao desenvolvimento da Síria e aos países vizinhos, onde se refugiaram muitos cidadãos sírios após a explosão da guerra.

“O conflito da Síria continua sem diminuir e as necessidades dos sírios crescem de forma inexorável”, disse a comissária europeia de Assistência Humanitária, Kristalina Georgieva.

Georgieva afirmou que “os sírios estão aterrorizados por este conflito desumano” e agradeceu aos países vizinhos da Síria, como o Líbano, Iraque, Turquia, Jordânia e Egito por acolher os refugiados sírios, ao mesmo tempo que reconheceu que “suas capacidades para absorver mais refugiados está chegando ao limite”.

Georgieva lembrou que nos últimos dias “cem mil pessoas cruzaram a Turquia, cujo governo merece os parabéns por manter a fronteira aberta”.

A Comissão Europeia estima que cerca de 6,4 milhões de sírios foram obrigados a se deslocar de seus lares dentro da Síria, além de cerca de três milhões de refugiados em outros países. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.