Complexo da Maré terá reforço de 2.700 militares a partir de sábado
Rio de Janeiro, 3 abr (EFE).- Aproximadamente, 2.700 militares das Forças Armadas substituirão a partir do próximo sábado os policiais que ocupam desde a semana passada o complexo de favelas da Maré, e serão responsáveis pela segurança do lugar até julho, informou em entrevista coletiva o general Ronaldo Lundgren, chefe do Centro de Operações.
Lundgren afirmou que a operação contará com o apoio de tanques e veículos militares para o transporte, além do respaldo da Força Aérea caso seja necessário. Eles serão responsáveis por patrulhar as 15 comunidades que formam o complexo da Maré, uma área que tem cerca de dez quilômetros quadrados.
Batizada de “São Francisco”, a operação coordenada pelo Comando Militar do Leste (CML) contará com 2.050 soldados da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército, 450 da Marinha e 200 homens da Polícia Militar, além de uma equipe avançada da 21ª DP (Bonsucesso). Toda a ação terá o comando do general de brigada Roberto Escoto, comandante da Infantaria Paraquedista, vinculada ao exército.
A operação deverá ocorrer, inicialmente, até 31 de julho, mas segundo o general, a presença das Forças Armadas na região poderá ser estendida se as autoridades acharem necessário. Ainda de acordo com ele, um número de telefone será divulgado para que a população possa fazer denúncias sobre possíveis excessos dos militares durante o período. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.