Concursos e vestibulares: você está pronto?

  • Por Jovem Pan/Conversion
  • 31/10/2014 10h26
Divulgação Vestibular

Com a aproximação do final de ano, ocorrem os maiores vestibulares e processos seletivos para as universidades e faculdades do Brasil, incluindo a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que abre vaga para universidades federais de todo o País, além de possibilitar o acesso de bolsistas a instituições privada de ensino superior via Prouni, o Programa Universidade Para Todos. Também, diversos concursos públicos com salários atrativos e estabilidade profissional estão em andamento por todo o País, nas esferas municipais, estaduais e federal.

Contudo, a concorrência em todos esses processos seletivos é extremamente acirrada em virtude da enorme quantidade de candidatos inscritos por vaga oferecida. Para se ter noção da ferocidade da competição entre os candidatos, o Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA) recebe uma média de 150 mil inscrições para sua oferta de 150 vagas. Isso mesmo: mil  candidatos por vaga.

O único caminho para quem deseja conquistar uma dessas vagas é trabalho duro. Os exames exigem conhecimento de um vasto conteúdo de todas as disciplinas cursadas nos ensinos fundamental e médio. Além disso, muitos exames também exigem que os candidatos dominem assuntos como atualidades e, no caso dos concursos públicos, conhecimentos específicos, como por exemplo, noções de Direito e legislação.

Como se preparar?

Geralmente, os candidatos levam de um a dois anos se preparando para os exames e, mesmo assim, nem todos conquistam suas vagas na primeira vez que prestam os vestibulares e concursos. O caminho é árduo, mas não impossível.

Para se aprofundar em todas as matérias exigidas, o candidato necessita, acima de tudo, de organização do tempo. Uma rotina de estudos deve ser cuidadosamente elaborada e respeitada.

O ideal é organizar um verdadeiro cronograma de estudos, dedicando um pouco mais do tempo e da atenção às matérias em que o candidato tenha mais dificuldade. Outros recursos preciosos são técnicas de leitura dinâmica, que ajudarão a absorver mais rapidamente, e de forma mais proveitosa, a carga de leituras obrigatórias e auxiliares na hora de estudar.

Os simulados ajudarão o candidato a vivenciar a experiência multidisciplinar dos vestibulares e concursos, além de ser uma excelente ferramenta de administração do tempo para responder as questões das provas. Eles são fundamentais para afastar o nervosismo e acompanhar os progressos durante a maratona de estudos.

Seja estudando em cursos preparatórios ou em casa, foco, organização do tempo e disciplina são fundamentais para o sucesso.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.