Conselho Segurança de ONU analisará amanhã nova escalada de crise na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 04/06/2015 18h42

Nações Unidas, 4 jun (EFE).- O Conselho de Segurança da ONU se reunirá amanhã, sexta-feira, para analisar a nova escalada da tensão na Ucrânia.

A sessão foi convocada nesta quinta-feira e espera-se que durante a reunião o secretário-geral adjunto para Assuntos Políticos da ONU, Jeffrey Feltman, apresente um relatório da situação, segundo informou o escritório deste alto funcionário das Nações Unidas.

O Conselho de Segurança da ONU, que está presidido este mês pela Malásia, não tinha programado, a princípio, nenhuma reunião para esta sexta-feira, de acordo com o programa mensal divulgado na terça-feira passada.

Forças ucranianas e separatistas pró-Rússia protagonizaram choques armados na região de Donetsk desde esta quarta-feira, em violação ao cessar-fogo estipulado no último dia 15 de fevereiro.

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, reconheceu hoje “a ameaça colossal de que se retomem as ações militares em grande escala por parte dos grupos terroristas russos”.

O Conselho de Segurança da ONU se reuniu no ano passado em mais de 20 ocasiões para analisar o conflito na Ucrânia, com poucos resultados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.