Contrabando de carne brasileira leva 27 para prisão na China

  • Por Agencia EFE
  • 01/12/2014 07h50

Pequim, 1 dez (EFE).- A polícia da província chinesa de Jiangsu prendeu 27 pessoas em uma operação contra uma rede de contrabando de carne bovina importada ilegalmente do Brasil, informou nesta segunda-feira a agência oficial de notícias “China News Service”.

Foram apreendidas 300 toneladas de carne e apresentadas acusações formais contra 12 dos detidos. Segundo a agência, as compras eram feitas por telefone e mediante transferência bancária.

Oito companhias de Jiangsu e da província chinesa de Cantão estavam envolvidas no esquema, que começou a ser investigado em janeiro, quando a polícia recebeu denúncias de que carne de procedência misteriosa estava sendo vendida nos mercados a um preço muito abaixo dos concorrentes.

As importações de carne do Brasil para o mercado chinês estão proibidas desde dezembro de 2012, devido a um caso do “mal da vaca louca” detectado no Paraná.

Em maio, o Ministério da Agricultura do Brasil informou sobre um caso da doença, mas segundo autoridades do setor a esperança é de que o comércio com a China seja retomado em breve. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.