Contribuinte pode ajudar instituição social ao declarar IR; prazo termina nesta terça (30)
Contribuintes que ainda não entregaram a declaração do imposto de renda têm a chance de ajudar uma instituição social sem gastar um centavo. Isso porque a pessoa física que faz a declaração completa pode destinar 3% do valor devido ou aumentar a restituição para os Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente.
A possibilidade foi criada em 1990 no âmbito do Estatuto da Criança e do Adolescente. Os fundos municipais e estaduais recebem o dinheiro e o contribuinte pode escolher qual instituição quer ajudar, desde que esteja cadastrada na Receita Federal.
A coordenadora na área de fomento do Itaú Social, Melina Duarte, explicou que os recursos arrecadados são destinados à promoção do desenvolvimento de crianças e adolescentes: “a gente acredita que utilizar esse mecanismo fiscal é ato de cidadania onde a gente consegue ver onde vai parte do nosso imposto de renda e acompanhar as ações que são realizadas”.
Mais de cinco milhões de brasileiros ainda não entregaram a declaração do imposto de renda 2019.
O prazo termina nesta terça-feira (30), às 23h59. Os contribuintes que perderem o prazo poderão pagar uma multa que varia de R$ 165 a até 20% do imposto devido.
*Informações da repórter Natacha Mazzaro
Assuntos
continue lendo
Notícias
Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente
Especialistas analisam os efeitos da pressão por produtividade, a transformação do lazer em obrigação e o hábito de adiar o sono para ter algumas horas de tempo livre
- A sua marca não é mais sua Gustavo Hansel · há 1 semana
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 2 semanas
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 2 semanas
- Netanyahu diz que Israel discorda do plano dos EUA para Gaza AFP · há 3 semanas