Coreia do Norte lança 2 mísseis de médio alcance ao Mar do Japão

  • Por Agencia EFE
  • 26/03/2014 03h43

(Atualiza com declarações do Ministério da Defesa sul-coreano).

Seul, 26 mar (EFE).- A Coreia do Norte disparou nesta quarta-feira dois mísseis balísticos de médio alcance ao Mar do Japão, no primeiro teste deste tipo após os realizados nas últimas semanas com projéteis de curto percurso, informou o Estado-Maior Conjunto sul-coreano.

Os mísseis foram disparados às 2h35 e às 2h45 locais (15h35 e 15h45 de Brasília da terça-feira) da região de Sukchon, ao norte de Pyongyang, segundo as autoridades sul-coreanas.

O Ministério da Defesa de Seul confirmou que os mísseis balísticos eram do modelo Rodong, com alcance de 1,3 mil quilômetros, e que voaram 650 quilômetros antes de impactar no mar.

“Este lançamento de mísseis pode ser considerado algo mais sério, já que os mísseis dessa categoria podem alcançar Japão, China e Rússia”, disse um porta-voz sul-coreano do Ministério da Defesa em declarações para a Agência Efe.

“O Ministério da Defesa, em estreita cooperação com os EUA, monitora de perto outros possíveis lançamentos e está plenamente preparado para responder qualquer contingência”, ressaltou a mesma fonte.

O último teste de Pyongyang “viola claramente as resoluções das Nações Unidas e é uma grave provocação à República de Coreia (nome oficial da Coreia do Sul) e à comunidade internacional”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores de Seul em comunicado.

As autoridades sul-coreanas confirmaram que foi o primeiro lançamento desse tipo de projéteis desde julho de 2009.

Durante as últimas quatro semanas Pyongyang realizou até seis testes de mísseis, todos eles com projéteis de curto alcance que correspondem ao modelo soviético FROG (acrônimo com o qual a Otan designou esta série de mísseis).

Os testes de mísseis são considerados um protesto pelas manobras que Coreia do Sul e Estados Unidos realizam no sul da península até o próximo 18 de abril, e que Pyongyang denuncia como um “ensaio” para invadir seu território.

Além disso, este último teste acontece um dia depois que os líderes de EUA, Japão e Coreia do Sul tenham se encontrada em Haia no marco da Cúpula de Segurança Nuclear.

O encontro foi a primeira reunião entre a presidente sul-coreana, Park Geun-hye, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, desde que os dois chegaram ao poder há pouco mais de um ano, e tinha como principal objetivo melhorar as relações entre Seul e Tóquio.

As resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas proíbem expressamente qualquer lançamento que empregue tecnologia balística. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.