Coreia do Norte lança dois mísseis de médio alcance ao Mar do Japão

  • Por Agencia EFE
  • 25/03/2014 22h23

Seul, 26 mar (EFE).- A Coreia do Norte disparou nesta quarta-feira (data local) dois mísseis balísticos de médio alcance ao Mar do Japão, no primeiro teste deste tipo após os realizados nas últimas semanas com projéteis de curto percurso, informou o Estado-Maior Conjunto sul-coreano.

Os mísseis foram disparados da região de Sukchon, ao norte de Pyongyang, segundo as autoridades sul-coreanas.

O governo da Coreia do Sul estima que os mísseis balísticos eram do modelo Rodong, com um alcance de 1.300 quilômetros, e que voaram 650 quilômetros antes de impactar no mar.

Se for confirmado que se tratava de mísseis Rodong, seria o primeiro lançamento deste tipo desde julho de 2009, de acordo com a agência “Yonhap”.

Durante as últimas quatro semanas Pyongyang realizou até seis testes de mísseis, todos eles com projéteis de curto alcance que correspondem ao modelo soviético FROG (acrônimo com o qual a Otan designou esta série de mísseis).

Os testes de mísseis são considerados um protesto pelas manobras que Coreia do Sul e Estados Unidos realizam no sul da península até o próximo 18 de abril, e que Pyongyang denuncia como um “ensaio” para invadir seu território.

Além disso, este último teste acontece um dia depois que os líderes de EUA, Japão e Coreia do Sul tenham se encontrada em Haia no marco da Cúpula de Segurança Nuclear.

As resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas proíbem expressamente qualquer lançamento que empregue tecnologia balística. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.