Coreia do Norte lança projétil de curto alcance ao Mar do Japão

  • Por Agencia EFE
  • 01/09/2014 02h23

Seul, 1 set (EFE).- A Coreia do Norte disparou nesta segunda-feira um projétil de curto alcance ao Mar do Japão, após duas semanas de calma e um dia depois de terminar o histórico torneio internacional de luta livre em Pyongyang, informou hoje o exército sul-coreano.

O lançamento aconteceu por volta das 10h30 (local, 22h30 de domingo em Brasília) da província de Chagang, no noroeste do país, o primeiro disparo deste tipo a partir dessa região localizada a 60 quilômetros da fronteira com a China, detalhou o Ministério da Defesa sul-coreano em comunicado.

O regime norte-coreano efetua a maioria de seus frequentes testes de foguetes e mísseis da província de Wonsan (no sudeste) ou desde o cabo Jangsan, no litoral oeste da Coreia do Norte, a cerca de 100 quilômetros da fronteira que separa as duas Coreias.

O foguete disparado hoje caiu no Mar do Japão após voar 220 quilômetros.

O lançamento aconteceu um dia depois de terminar em Pyongyang um histórico torneio de luta livre que contou com a participação de 20 pugilistas de cinco países e meios de comunicação internacionais.

No último dia 14 o regime norte-coreano realizou outros cinco disparos de projéteis de curto alcance, mesmo dia em que o papa Francisco iniciava sua visita de cinco dias à Coreia do Sul.

Norte e Sul seguem tecnicamente em guerra desde o conflito armado (1950-53), que terminou com um armistício nunca substituído por um tratado de paz definitivo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.