Coreia do Norte não desistiu de armas nucleares, diz Bolton
A Coreia do Norte culpou os Estados Unidos, nesta segunda-feira (30), pelo fracasso na retomada do diálogo entre os dois países. Durante discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, o embaixador norte-coreano, Kim Song, criticou provocações políticas e militares vindas de Washington.
Ele afirmou ainda que a retomada das conversas entre os países depende apenas do governo norte-americano. Ainda nesta segunda-feira, o ex-conselheiro de segurança nacional, John Bolton, afirmou que a Coreia do Norte não abandonou o programa de armas nucleares.
Em sua primeira aparição desde a saída da Casa Branca, Bolton disse que agora poderia falar em termos claros sobre a grave ameaça norte-coreana. De acordo com o ex-conselheiro, o país asiático se beneficia do impasse estabelecido com os Estados Unidos.
Ele afirmou ainda que o líder Kim Jong-Un não desistirá das armas nucleares voluntariamente.
Conhecido por ser um forte oponente ao regime norte-coreano, John Bolton foi demitido do cargo que ocupava na Casa Branca há três semanas. Para Donald Trump, o ex-conselheiro errou ao exigir um desarmamento unilateral da Coreia do Norte.
As negociações entre os dois países permanecem paralisadas desde a cúpula em Hanói, no início do ano.
O presidente norte-americano afirmou na semana passada que outro encontro poderia acontecer em breve, mas não deu maiores detalhes.
*Com informações da repórter Larissa Coelho
Assuntos
continue lendo
Política
Aliado de Trump diz que Flávio Bolsonaro chegou aos EUA
Nenhuma autoridade oficial do Brasil ou dos EUA, entretanto, confirma saída de Flávio do país
- Lula derrota família Bolsonaro pela segunda vez Jovem Pan · há 2 dias
- Quem é Celina Leão, amiga de Michelle Bolsonaro que foi reeleita governadora do DF Jovem Pan · há 2 dias
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 5 dias
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 2 semanas