Coreia do Sul realiza exercício naval em meio à tensão com Pyongyang

  • Por Agencia EFE
  • 19/05/2015 04h03

Seul, 19 mai (EFE).- A Força Naval da Coreia do Sul realizou nesta terça-feira um exercício com fogo real no Mar do Leste (Mar do Japão), em uma nova ação que reflete a tensão militar vivida nos últimos dias na fronteira com a vizinha Coreia do Norte.

As manobras tiveram como objetivo fortalecer a posição de defesa sul-coreana no mar diante de um hipotético ataque do regime de Kim Jong-un, informou a Força Naval de Seul.

“O objetivo é pôr a toda prova nossa capacidade de realizar operações militares conjuntas frente a possíveis provocações da Coreia do Norte como as realizadas perto da Linha Limite do Norte (LLN)”, afirmou a Marinha sul-coreana em comunicado.

A LLN, que separa as águas das duas Coreias do outro lado da península, no Mar Amarelo, é um dos pontos mais conflituosos da região, em torno do qual ocorreram diversos enfrentamentos entre Norte e Sul.

O exercício de hoje incluiu o lançamento de mísseis guiados antinavio Haesung-1, de fabricação local e com uma categoria de 150 quilômetros, e Harpoon, um projétil americano de características similares, segundo a Força Naval da Coreia do Sul.

Também participaram das manobras cerca de 20 embarcações, entre elas vários contratorpedeiros e submarinos, um helicóptero antissubmarino Lynx e vários aviões de combate K-5 e KF-16.

O exercício militar sul-coreano no Mar do Japão acontece um momento de tensão entre as duas Coreias, depois que o Norte efetuou na semana passada testes de artilharia nas proximidades da fronteira com o Sul no Mar Amarelo.

As Coreias do Norte e do Sul permanecem tecnicamente em conflito desde a Guerra da Coreia (1950-53), que terminou com um armistício que jamais foi substituído por um tratado de paz definitivo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.