Corpos de vítimas do voo MH17 são transportados para Donetsk, Ucrânia

  • Por Jovem Pan
  • 21/07/2014 08h08

Os corpos de mortos em queda de avião da Malaysia Airlines na Ucrânia são transportados para a cidade de Donetsk em trens frigoríficos. A expedição ocorreu sob o controle dos combatentes separatistas pró-russos que comandam a área onde a aeronave caiu na quinta-feira passada.

*Ouça os detalhes no áudio

Eles afirmaram ter encontrado “materiais que poderiam ser as caixas-pretas” do avião e garantiram entregar aos especialistas internacionais. A Ucrânia acusou a Rússia de ajudar insurgentes a destruir provas que indicariam seu envolvimento na suposta derrubada do Boeing 777.

Enquanto isso, Reino Unido, França e Alemanha afirmaram estar preparados para elevar sanções econômicas e impor à Rússia resolução para os conflitos. O professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Argemiro Procópio, disse a Gustavo Aguiar que a tentativa de isolar a Rússia é ineficaz.

O governo ucraniano acusou separatistas rebeldes de esconderem evidências de que um míssel russo foi usado na derrubada da aeronave. Para a especialista em política externa internacional da Unifesp, Cristina Pecequilo, apesar da tensão, a Rússia não abrirá mão da influência na Ucrânia.

A Rússia contestou as acusações dos Estados Unidos de que patrocina as atividades militares dos rebeldes na Ucrânia. A ONU deverá nomear uma comissão internacional para investigar as causas da queda do avião que matou 298 pessoas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.