Cristina diz que integração da Venezuela e Bolívia é um “êxito” do Mercosul

  • Por Agencia EFE
  • 17/07/2015 16h06

Brasília, 17 jul (EFE).- A presidente argentina, Cristina Kirchner, sustentou nesta sexta-feira, durante a cúpula semestral do Mercosul, que a integração da Venezuela e Bolívia ao bloco comercial representa um “êxito” para o grupo.

“A integração da Venezuela e Bolívia constitui um êxito para o Mercosul e um grande fracasso para os que durante anos previram que o Mercosul ia fracassar e não ia servir”, disse Cristina em discurso.

Os países do Mercosul assinaram nesta quinta-feira um novo protocolo de adesão da Bolívia ao bloco em qualidade de membro pleno, que já foi ratificado pela Argentina, Uruguai e Venezuela e deverá ser aprovado pelos Parlamentos do Paraguai, Brasil e da própria Bolívia para que o país andino seja considerado membro de pleno direito.

Cristina disse que a América do Sul tem que “aprofundar a integração em termos reais” e aproveitar o “potencial como mercado de consumo e comercial” dos países do Mercosul que ainda não foram “explorados suficientemente”.

A governante argentina advertiu sobre os “desafios” que os países latino-americanos têm pela frente, entre os quais destacou os de cunho político, especialmente a ameaça de derrocada dos governos democráticos.

“Talvez esteja sendo projetado um novo plano, que não se chama Condor e não tenha Forças Armadas, que seja mais sutil e sofisticado. Em alguns casos podem ser abutres e não condorrs, mas sempre são aves de rapina, não é casual”, disse Cristina.

Nesse sentido, a presidente argentina advogou por “fortalecer” a cláusula democrática do Mercosul e da Unasul, mediante à qual se suspende o status de membro de qualquer país que não tenha um governo democrático.

Nesse sentido, Cristina lembrou vários conflitos internos nos quais a Unasul intercedeu, como os casos da Bolívia e Equador, e em outros disensos entre países vizinhos como Venezuela e Colômbia.

Cristina disse que a Unasul “talvez” não tenha “o marketing” das Nações Unidas na resolução de conflitos, mas “demonstrou eficácia e eficiência”.

A presidente argentina também agradeceu Dilma Rousseff por suas calorosas palavras de despedida, mas assegurou que pretende participar da próxima Cúpula semestral do Mercosul. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.