Croácia planeja suspender no máximo amanhã bloqueio ao tráfego da Sérvia
Zagreb, 25 set (EFE).- A Croácia informou que planeja suspender “nesta sexta-feira ou amanhã” o bloqueio à entrada de veículos sérvios no país, pouco depois de a Comissão Europeia (CE) solicitar esclarecimentos urgentes das autoridades croatas.
“Tenho contatos com meus colegas no governo para suspender as medidas na fronteira hoje ou amanhã”, escreveu o primeiro-ministro croata, Zoran Milanovic, na conta no Twitter do governo.
Ele acrescentou que o bloqueio foi imposto para defender “os interesses nacionais e para favorecer um movimento controlado dos migrantes”.
As disputas sobre o fluxo de milhares de refugiados na fronteira comum dos dois países balcânicos acabou esta semana em uma guerra comercial com represálias mútuas entre Sérvia e Croácia.
A Croácia bloqueou na segunda-feira a passagem de caminhões de carga desde a Sérvia, e disse que levantaria as restrições quando a Sérvia deixasse de enviar todos os refugiados que chegam em sua fronteira sul com a Macedônia para a divisa com a Croácia.
A Croácia bloqueou na quinta-feira a entrada em seu território de veículos com placas sérvias, depois de a Sérvia proibir a passagem de todos os caminhões com mercadorias croatas, em uma nova escalada da tensão entre dois países, que já têm uma difícil relação.
A CE alertou hoje da incompatibilidade dos bloqueios fronteiriços entre Sérvia e Croácia baseando-se no Acordo de Estabilização e Associação com a União Europeia, e indicou que pedirá urgentemente esclarecimentos a Croácia.
Após a Hungria fechar sua fronteira meridional com a Sérvia, a Croácia se transformou na principal rota de passagem para os refugiados que seguem pelos Balcãs. 60 mil entraram no país em direção aos países da Europa Ocidental.EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.