Cronologia do processo de canonização de João Paulo II

  • Por Agencia EFE
  • 27/04/2014 08h17

Redação Central, 27 abr (EFE).- O processo de canonização de João Paulo II, embora extraordinário por sua rapidez, seguiu todos os passos determinados pela Igreja Católica.

Começou em 2005, o mesmo ano de sua morte, por desejo expresso de Bento XVI que modificou a norma e dispensou o trâmite do cumprimento dos cinco anos de sua morte preceptivos na legislação canônica.

Foi proclamado beato em 2011, em um fato sem precedentes já que nos últimos dez séculos de história da Igreja Católica nenhum papa proclamou beato seu antecessor. Apenas na Idade Média existem casos similares.

Estas são as datas destacadas na causa de canonização de João Paulo II.

.

– 13 de maio de 2005.- O papa Bento XVI anuncia a dispensa dos cinco anos necessária para iniciar uma causa.

– 18 de maio de 2005.- O cardeal vigário de Roma, Camilo Ruini, assina o édito da causa de beatificação e canonização.

– 28 de junho de 2005.- O cardeal Camilo Ruini abre oficialmente o processo de beatificação de João Paulo II na Basílica de São João de Latrão de Roma.

– 30 de janeiro de 2006.- Divulgado o milagre selecionado para aprovar a beatificação. João Paulo II, após sua morte, realizou um milagre ao curar uma religiosa francesa de Parkinson, segundo Monsenhor Slawomir Oder.

– 19 de dezembro de 2009.- Bento XVI proclama João Paulo II “venerável” ao aprovar o decreto pelo qual se reconhecem suas “virtudes heróicas”.

– 14 de janeiro de 2011.- Bento XVI promulga o decreto pelo qual se reconhece um milagre por intercessão de João Paulo II a cura, inexplicável para a ciência, da religiosa francesa Marie Simon Pierre, afligida de Parkinson.

– 1º de maio de 2011.- João Paulo II é proclamado beato por Bento XVI no Vaticano, seis anos e um mês após sua morte.

– 2 de julho de 2013 .- A Congregação para a Causa dos Santos aprova o suposto segundo milagre pelo qual o papa polonês teria intercedido na cura de uma costarriquenha afligida de uma lesão cerebral incurável.

– 30 de setembro de 2013.- O papa Francisco anuncia que João Paulo II e João XXIII serão canonizados no dia 27 de abril de 2014.

– 6 de fevereiro de 2014.- O papa Francisco anuncia que, após ser canonizado, João Paulo II será o santo padroeiro da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

– 27 de abril de 2014.- João Paulo II e João XXIII são canonizados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.