Cruz Vermelha alerta sobre situação humanitária “crítica” no Sudão do Sul

  • Por Agencia EFE
  • 11/04/2014 09h04

Nairóbi, 11 abr (EFE).- O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) alertou nesta sexta-feira da “crítica” situação humanitária sofrida pelo Sudão do Sul, onde há centenas de milhares de pessoas deslocadas por causa do conflito no país.

“Estamos preocupados com a piora da situação humanitária”, afirmou o diretor da delegação do CICV no Sudão do Sul, Melker Mabeck, em comunicado divulgado em Nairóbi.

“Há uma crescente insegurança alimentar porque a produção e comercialização dos alimentos foi interrompida em muitos lugares por causa da violência”, ressaltou Mabeck.

Segundo a organização advertiu, esta situação será “mais crítica” ainda com a chegada da estação de chuvas, já que as estradas se tornarão intransitáveis e os aviões não poderão utilizar as pistas de aterrissagem repletas de barro.

“Em breve vamos precisar de mais recursos para responder às necessidades crescentes”, alertou o diretor.

Além de atender a provisão de alimentos, água e assistência médica, o CICV está ajudando os agricultores e criadores de gado das comunidades afetadas pelo conflito para tentar manter seus meios de vida na medida do possível.

O conflito no Sudão do Sul começou no dia 15 de dezembro do ano passado quando as autoridades sul-sudanesas tiveram que enfrentar um ataque de militares rebeldes, e o governo acusou desta suposta tentativa de golpe de Estado o ex-vice-presidente Riak Machar, rival político do líder, Salva Kiir.

Desde então, os confrontos causaram milhares de mortos e colocaram o país à beira da guerra civil. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.