Cruz Vermelha confirma solicitação das Farc para verificar cessar-fogo
Bogotá, 26 dez (EFE).- O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) confirmou nesta sexta-feira que recebeu uma solicitação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para verificar o cessar-fogo que essa guerrilha iniciou no último dia 20 de dezembro.
Durante um discurso perante os jornalistas, a porta-voz do CICV, Patricia Rey, explicou que o organismo “está avaliando a solicitação”.
No último dia 17 de dezembro, as Farc anunciaram que três dias depois dariam início a um cessar-fogo unilateral e indefinido e solicitaram uma verificação internacional.
Além disso, acrescentaram que, caso continuassem as operações militares contra eles, dariam por terminada a trégua.
O governo colombiano recebeu com reservas este comunicado e não aceitou nem suspender as operações militares nem uma verificação internacional.
Neste sentido, Rey destacou que para o CICV “o mais importante é continuar fazendo o trabalho” que desempenha na Colômbia há mais de 40 anos, “proteger e auxiliar à população civil”.
“Se pudéssemos, adicionalmente, verificar um cessar-fogo, faríamos isso. Estamos avaliando o pedido à luz de nosso mandato e possibilidades”, concluiu a porta-voz que destacou que a hipotética resposta às Farc será “bilateral e confidencial”. EFE
gdl/rsd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.