Cultura nerd inspira projetos empreendedores e movimenta Campus Party

  • Por Agencia Brasil
  • 29/01/2014 22h37

Computadores estilosos marcam o local de alguns dos campuseiros (Ana Elisa Santana/Portal EBC)

Mangá, super-heróis, personagens de filmes, de jogos de vídeo game e histórias em quadrinhos. A paixão dos nerds vai além de seus computadores na Campus Party. Tanto que diversos ídolos são conhecidos por boa parte dos jovens que participam da Campus Party Brasil, em São Paulo.

E mais do que apenas admirar os personagens, muitos dos jovens trazem réplicas de seus ídolos para fazer companhia ou até para, literalmente, marcar seus lugares entre tantos computadores. Caminhando pelo pavilhão do Anhembi, que recebe cerca de 8 mil campuseiros desde a última segunda-feira (29/1), é possível ver que muitos deles abrem mão da praticidade dos notebooks, e preferem trazer seus computadores completos. E estilo não falta: as máquinas são inspiradas em jovos de vídeo game, filmes, ou apenas carregam a marca de seus donos.

Leia mais notícias da Campus Party 2014
 

Personagens de desenhos animados a games podem ser vistos por todas as mesas do pavilhão onde evento é realizado (Ana Elisa Santana/Portal EBC)

Um dos campuseiros que chama a atenção em sua mesa na Campus Party é João Paulo Coelho, 33 anos. Ele trabalha em seu computador ao lado de uma estátua, feita de papel cartão, de Goku, personagem do anime (desenho japonês) Dragon Ball Z. O boneco foi fabricado por ele mesmo, com uma técnica chamada papercraft, sobre a qual ele vai fazer uma palestra nesta quinta-feira (30/1), às 23h, no Palco Sócrates.

Fazer esses bonecos é um hobby que ele começou há cerca de quatro anos. “Também faço pra vender, mas é uma atividade que o pessoal ainda não valoriza muito, por isso eu prefiro ensinar a fazer”, explica João, que tem também capacetes, uma réplica do Mestre Yoda, de Guerra nas Estrelas, e um dróide, seu preferido. “Esse eu fiz todo articulado, porque no ano que vem quero voltar à Campus Party com ele todo motorizado”, conta.

Personagens da cultura geek serviram de inspiração para o site de e-commerce Eu compraria (Ana Elisa Santana/Portal EBC)

Dois amigos que adoram a cultura geek enxergaram na força desse público a oportunidade de criar um negócio, e de uma brincadeira em um blog nasceu o site Eucompraria.com.br. Na loja virtual, os amigos Bianca Brancaleone e Guilherme Serrano vendem de chaveiros, acessórios e bonecos até camisetas com a temática nerd. “A gente passou a investir mais quando a procura cresceu muito. Hoje temos até uma linha exclusiva de camisetas, com ilustrador próprio”, conta Bianca, que começou a trazer outros amigos para o negócio. “A gente já tem a estrutura de venda pronta, então é legal se juntar a quem sabe desenhar, por exemplo, porque eles fazem o que eles sabem, a gente também e o resultado é bem positivo”, diz a sócia do site.

Confira galeria de fotos:
 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.