Curdos avançam em periferia de Kobani e recuperam controle de 156 povoados

  • Por Agencia EFE
  • 11/02/2015 22h09
  • BlueSky

Beirute, 12 fev (EFE).- As forças curdo sírias realizaram nas últimas horas um grande avanço pela periferia do enclave curdo sírio de Kobani, na fronteira com a Turquia, e recuperaram o controle de 156 povoados, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos na noite desta quarta-feira.

A ONG assinalou que as Unidades de Proteção do Povo, milícias curdo sírias, avançaram pelo leste, sudeste e sudoeste o cinto de controle nos arredores de Kobani, onde já dominam áreas com cerca de 25 e 40 quilômetros após choques contra jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI).

Em 26 de janeiro as forças curdas expulsaram totalmente os radicais do interior de Kobani, que tinham iniciado uma operação em grande escala para tomar o controle deste enclave no norte da província síria de Aleppo em meados de setembro.

Após o início da ofensiva, os extremistas progrediram rapidamente nas primeiras semanas e tomaram mais de uma centena de localidades dos arredores de Kobani, além de irromper dentro desta cidade, onde tomaram o controle de mais da metade de sua superfície.

A situação mudou com a entrada no final de outubro dos “peshmergas”, forças do Curdistão do Iraque que, munidos de armas pesadas, ajudaram a defender a cidade.

A combinação dos bombardeios da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos, contra alvos do EI em Kobani e os ataques com armamento pesado dos soldados curdos conseguiram mudar o equilíbrio de forças no terreno.

Kobani é uma das três principais regiões curdas da Síria, junto de Afrin, em Aleppo; e Al Jazeera, em Al Hasaka, no nordeste do país. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.