Curdos lançam ataque para recuperar controle de monte estratégico em Kobani

  • Por Agencia EFE
  • 19/01/2015 10h08

Beirute, 19 jan (EFE).- As forças curdas lançaram nesta segunda-feira um ataque para recuperar o controle do estratégico monte de Mushtanur, nos arredores do enclave curdo sírio de Kobani e desde onde dominam uma das vias de provisão do grupo radical Estado Islâmico (EI).

O vice-ministro de Relações Exteriores do governo local autônomo de Kobani, Idris Nuaman, disse à Agência Efe por telefone que os soldados curdos retomaram amplas partes dessa elevação.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos assegurou que os curdos tinham recuperado o controle total de Mushtanur, mas Nuaman considerou que ainda é cedo para anunciar, porque ainda seguem os choques na zona.

O responsável curdo sírio explicou que nesta operação colaboram as Unidades de Proteção do Povo -milícias curdo sírias- com os “peshmergas”, as forças do Curdistão iraquiano que foram defender a urbe dos extremistas.

Segundo o Observatório, pelo menos 11 integrantes do EI morreram durante a ofensiva curda em Mushtanur, iniciada na noite passada.

Desde este monte, é dominada toda a população de Kobani e a linha de abastecimento dos jihadistas desde Aleppo e al Raqqah.

Enquanto isso, no interior da cidade, os enfrentamentos prosseguem no leste e no sudeste.

O EI proclamou um califado no território sírio e o iraquiano no final de junho.

Em setembro, os radicais iniciaram uma ofensiva para tomar o controle de Kobani, na província setentrional síria de Aleppo.

Desde então, pelo menos 1.607 pessoas faleceram, a maioria membros do EI (cerca de 1.091), de acordo com os cálculos divulgados há três dias pelo Observatório.

Kobani é um dos três principais enclaves curdos da Síria junto a Afrin, em Aleppo, e Al Jazeera, na província de Al Hasaka (nordeste). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.