Curdos tomam controle de estrada que liga Tel Abyad a Al Raqqah na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 15/06/2015 11h42

Beirute, 15 jun (EFE).- As forças curdas tomaram nesta segunda-feira o controle da estrada que liga as cidades sírias de Tel Abyad, na fronteira com a Turquia, e Al Raqqah, ambas dominadas pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

O comandante das Unidades de Proteção do Povo (milícias curdo-sírias), Ridor Khalil, disse à Agência Efe pela internet que soldados curdos das regiões da Al Jazeera e Kobani se encontraram na aldeia de Qesarea, ao sul de Tel Abyad.

Tanto Al Jazeera como Kobani são dois dos principais enclaves curdos da Síria e estão ao leste e a oeste da cidade disputada, respectivamente.

Além disso, as Unidades de Proteção do Povo alcançaram a área de Mashur Fuqani, na entrada sudeste de Tel Abyad.

Khalil não quis informar o número de combatentes curdos que estão atualmente nas imediações da cidade, mas assegurou serem “há milhares”.

As Unidades de Proteção do Povo estão avançando com a colaboração de outras facções rebeldes sírias e dos aviões da coalizão internacional liderada pelos EUA.

Tel Abyad está em uma rota de abastecimento que começa na Turquia, essencial para o EI.

Anteriormente, o Observatório Sírio de Direitos Humanos tinha informado que as forças curo-sírias estavam em Mashur Fuqani e Mashur Tahani, na periferia sudeste e sudoeste de Tel Abyad.

Segundo esta ONG, até o momento morreram 11 jihadistas do EI e três milicianos curdos.

Dois trabalhadores sanitários que estavam em uma ambulância morreram e quatro guerrilheiros curdos ficaram feridos na explosão de um carro-bomba conduzido por um suicida do EI contra uma concentração de membros das Unidades de Proteção do Povo ao sudeste de Tel Abyad.

Esta cidade fica no norte da província nordeste síria de Al Raqqah, o principal reduto do EI na Síria. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.