Curdos vão às ruas para comemorar vitória do HDP nas eleições da Turquia

  • Por Agencia EFE
  • 07/06/2015 19h43
  • BlueSky

Istambul, 7 jun (EFE).- Diyarbakir, “capital oficial” da população curda na Turquia, está em festa após a confirmação da entrada no parlamento do esquerdista Partido Democrático dos Povos (HDP), tradicional representante do ativismo curdo, obtida nas eleições gerais realizadas no país neste domingo.

O HDP não só superou confortavelmente a barreira eleitoral de 10% dos votos, mas também superou todas as pesquisas realizadas antes do pleito, ao obter 12,9% da preferência dos eleitores, o que lhe garante 80 cadeiras no parlamento.

O resultado representa um enorme avanço frente aos 36 deputados independentes do HDP no plenário em 2011.

O líder do HDP, Selahattin Demirtas, pediu em seu primeiro discurso após o fim da apuração que os seguidores do partido não fossem às ruas comemorar o resultado para evitar qualquer tipo de incidente ou possíveis enfrentamentos, ordem não obedecida por alguns grupos de pessoas.

A entrada do HDP no parlamento impediu a manutenção da maioria absoluta do AKP, no poder desde 2002, e provoca um panorama de incerteza sobre a situação de um governo de minoria ou a possibilidade da formação de uma coalizão.

Demirtas descartou categoricamente em seu discurso qualquer tipo de acordo com AKP, uma opção frequentemente defendida por analistas políticos turcos.

“Prometemos não formar uma coalizão com AKP. Não vamos apoiá-los (em um governo de minoria). Esperam de nós um papel de oposição honrada e de qualidade”, afirmou. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.