Dados básicos do Cazaquistão
Astana, 26 abr (EFE).- Confira os dados básicos da república do Cazaquistão, que realiza eleições à presidência:.
None
LOCALIZAÇÃO E FRONTEIRAS: A república do Cazaquistão fica no centro do continente eurasiático e faz fronteira com a Rússia a nordeste, com Uzbequistão, Turcomenistão e Quirguízia, ao sul, e com a China a sudeste.
None
SUPERFÍCIE: 2.717.300 de quilômetros quadrados.
None
POPULAÇÃO: (2015): 17.439.271 habitantes, com uma densidade de 6,4 por quilômetro quadrado.
None
PIB per capita: US$ 15.219 em 2014.
None
POPULAÇÃO: A população é formada por uma maioria de cazaques (65%), seguida por russos (21%), uzbeques (3%), ucranianos (1,75%) e outras nacionalidades.
None
CAPITAL: Astana, com população de 835.153 habitantes.
None
IDIOMAS: O cazaque é o idioma oficial, e o russo é reconhecido como língua de comunicação interétnica.
None
RELIGIÃO: os principais grupos religiosos são o muçulmano (70,20%) e o cristão ortodoxo (26,32%), enquanto 2% são cristãos protestantes.
None
FORMA DE GOVERNO: O Cazaquistão é um Estado presidencialista. A República se define como um Estado democrático, laico, social e de direito. A Constituição da República do Cazaquistão garante iguais direitos e liberdade a todos os cidadãos, sem levar em conta etnias, nacionalidade, gênero, classe social, propriedades, residência ou religião.
None
PRESIDENTE: Nursultan Nazarbayev.
None
PRIMEIRO-MINISTRO: Karim Masimov.
None
PARTIDOS POLÍTICOS: Os principais partidos são o Nur Otan (Luz da Pátria, governista), Partido Agrário, Ak Zhol e Partido Comunista.
None
ECONOMIA: O PIB cresceu 6% em 2013 e, em 2014, 4,3%. A inflação em 2013 foi de 5,8%, e em 2014, de 7,4%. A taxa de desemprego em 2013 foi de 5,2% e de 5% em 2014. O déficit público em 2013 foi de 7,6% do PIB e de 14% em 2014.
A moeda do país é o tenge (R$ 1 = 62,96 tenges, segundo cotação de 24 de abril de 2015).
O Cazaquistão é considerado uma das principais regiões mineradoras da Ásia. De seu subsolo é extraído carvão em Qaraghandy e Pavlodar, e petróleo e gás natural na bacia do Emba, próxima ao mar Cáspio.
A exploração mineradora propiciou o desenvolvimento de um grande tecido industrial de siderurgia e metalurgia, assim como de fábricas dos setores mecânico, químico, têxtil e alimentício. É o maior produtor de urânio do mundo. A extração de ferro, manganês e cobre é numerosa na região centro-oriental, e de ouro em uma grande faixa junto à bacia do Irtysh. O país possui, além disso, significativos depósitos de cromo, níquel, cobalto, molibdênio, chumbo, bauxita e urânio.
O Cazaquistão tem duas regiões agrícolas: as estepes do norte, produtoras de trigo, e os semidesertos do sul, onde predomina a pecuária ovina, da qual provêm suas excelentes lãs e peles de cordeiro. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.