Dezenas de incêndios florestais tiram 13.000 pessoas de suas casas no Canadá

  • Por Agencia EFE
  • 06/07/2015 22h45

Toronto (Canadá), 6 jul (EFE).- Mais de 110 incêndios florestais obrigaram a evacuação de 13.000 pessoas na província de Saskatchewan e forçaram as autoridades canadenses a recorrer ao exército para combater as chamas.

O primeiro-ministro da província de Saskatchewan, Brad Wall, revelou hoje que durante o fim de semana solicitou ao primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, o envio de soldados para combater os incêndios que ameaçam dezenas de comunidades rurais.

As autoridades canadenses responderam com o envio de 1.000 soldados para ajudar a combater as chamas que este ano já consumiram 300.000 hectares, dez vezes a superfície calcinada habitualmente durante os meses estivais.

Os soldados, mais da metade capacitados em trabalhos contra incêndios, devem começar a chegar a Saskatchewan na quarta-feira.

Enquanto isso, na província de Colúmbia Britânica, no litoral do Pacífico, o fogo segue consumindo áreas florestais nos arredores da maior cidade da região, Vancouver.

Durante o fim de semana, as autoridades municipais se viram obrigadas a advertir sobre a má qualidade do ar devido à fumaça provocado pelos incêndios.

O Serviço Florestal Canadense atribuiu a proliferação de incêndios a condições climatológicas extremas causadas pelo fenômeno El Niño, que este ano reduziu as chuvas na região.

Neste ano, Saskatchewan registrou 574 incêndios florestais, 300 a mais que no ano passado.

Já na Colúmbia Britânica há na atualidade 180 incêndios florestais ativos dos quais quase 20 são de grandes proporções. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.