DF descarta caso suspeito de ebola

  • Por Agência Brasil
  • 18/06/2015 13h01
Reprodução Possíveis novos casos de ebola na Tanzânia não estão sendo comunicados, diz OMS

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal descartou nesta quinta-feira (18) um possível caso de ebola na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho 2, no Distrito Federal. Ao ser atendido com sintomas característicos da doença, o homem relatou que tinha viajado recentemente à África. Posteriormente, a secretaria constatou que os relatos do paciente eram fantasiosos.

O homem de 41 anos foi atendido ontem (17) com sintomas característicos do ebola como febre e dores no corpo e relatou ter viajado recentemente à Libéria, país que registrou casos da doença. A secretaria tomou as providências previstas no protocolo de casos suspeitos da doença: isolou o paciente e passou a investigar a história contada. Após conversar com parentes do homem, a secretaria constatou que ele não havia saído do Distrito Federal.

Foi constatado ainda que o paciente foi atendido na rede pública no último dia 15 e recebeu o diagnóstico de infecção urinária, que pode causar febre e dores no corpo.

“Não se sabe se ele quis aparecer, ser atendido mais rápido ou se tem algum distúrbio psiquiátrico”, disse o chefe do Núcleo de Controle de Endemias, Dalcy Albuquerque. Ele explicou que, apesar de a Libéria não ter registrado casos de ebola desde maio, diante da hipótese de o homem ter estado na região, era necessário tomar as medidas previstas no protocolo.

O subsecretário de Vigilância à Saúde do Distrito Federal, José Carlos Valença, explicou que não foi necessário fazer o exame para constatar a contaminação por ebola e que o paciente já recebeu alta hospitalar. Segundo ele, há a possibilidade de os médicos encaminharem o paciente para uma avaliação específica de distúrbios psicológicos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.