Dilma anuncia regulamentação do Cadastro Ambiental Rural

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h59

São Paulo, 3 mai (EFE).- A presidente Dilma Rousseff afirmou neste sábado que a regulamentação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), um dos principais pilares do novo e controverso Código Florestal, será publicado no “Diário Oficial da União” na próxima segunda-feira.

“O CAR permitirá dar início aos processos de recuperação ambiental rural previsto no novo Código Florestal”, afirmou Dilma durante a abertura da 80ª Expozebu, principal feira pecuária do país, em Uberaba (MG).

O CAR torna obrigatória a adesão das 5,6 milhões de propriedades rurais do país ao Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), informou hoje a “Agência Brasil”.

De acordo com a presidente, o CAR servirá para melhorar a gestão das propriedades, garantir a segurança jurídica exigida pelos produtores e verificar a situação ambiental real das propriedades agrícolas brasileiras.

“Todos os proprietários, a partir daí (da segunda-feira), terão um ano para aderir o programa e regularizar a situação das áreas de uso restringido e reserva legal”, comentou a chefe de Estado.

O Código Florestal, que reduz as áreas protegidas a favor da atividade agropecuária, foi aprovado em 2012 em meio a uma rejeição generalizada por parte dos ecologistas. EFE