Trump diz que irá ‘trazer de volta’ aos EUA urânio enriquecido do Irã

Em evento conservador, o republicano ainda afirmou que Teerã ‘nunca terá arma nuclear’

  • Por Júlia Mano
  • 17/04/2026 23h52
  • BlueSky
Jim WATSON / AFP Trump em discurso no evento Turning Point USA Trump comentou também sobre a situação em Ormuz e teceu críticas à Otan

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (17) que os Estados Unidos vão intervir junto ao Irã para “trazer de volta” urânio enriquecido. O republicano deu declaração durante evento da organização Turning Point Action, fundada por Charlie Kirk, que morreu em setembro de 2025, e Bill Montgomery.

Após falar sobre urânio enriquecido, Trump afirmou que o Irã “nunca terá armas nucleares”.

O líder norte-americano também falou sobre a situação no Estreito de Ormuz. Segundo o republicano, Teerã anunciou que a passagem está “totalmente aberta e pronta para negócios”. Mais cedo, uma autoridade iraniana afirmou que o Irã poderia voltar a impedir o fluxo de navegação caso os Estados Unidos mantivessem o bloqueio naval na região.

Trump ainda criticou a posição da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no conflito dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã. O republicano disse que, depois que o estreito estava aberto, a aliança militar perguntou se Washington “precisaria de ajuda”. O líder norte-americano declarou que havia pedido apoio há dois meses e “agora não precisa mais”.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.