Dilma tem 37% e Marina 33% no primeiro turno em nova pesquisa Ibope

  • Por Agencia EFE
  • 03/09/2014 20h07

Rio de Janeiro, 3 set (EFE).- A presidente Dilma Rousseff e a candidata do PSB, Marina Silva, estão tecnicamente empatadas na última pesquisa Ibope para o primeiro turno das eleições divulgada nesta quarta-feira, com 37% e 33% das intenções de voto, respectivamente, seguidas por Aécio Neves, do PSDB, com 15%.

De acordo com a pesquisa, encomendada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e pela “Rede Globo”, Dilma teve um crescimento de três pontos percentuais em comparação com a última, divulgada no dia 26 de agosto, enquanto Marina Silva saltou de 29% para 33%. Já o tucano Aécio Neves caiu de 19% para 15%.

Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e a diferença entre as duas candidatas é de quatro pontos, isso as deixa tecnicamente empatadas no primeiro turno.

O empate entre as duas ex-ministras do governo Lula já tinha sido detectado por uma pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada na última segunda-feira, na qual ambas aparecem com 34% das intenções de voto.

Segundo o Ibope, como nenhum dos candidatos obteria mais da metade dos votos para garantir sua eleição no primeiro turno, a presidência terá que ser decidida pelos dois mais bem colocados em uma segunda votação.

Na simulação para o segundo turno, Marina Silva venceria com 46% dos votos, contra 39% de Dilma. Com isso, a diferença entre as candidatas caiu dois pontos percentuais, já que na pesquisa anterior a ex-senadora do PSB aparecia com 45% e a presidente com 36%.

O percentual de eleitores que pretende votar em branco ou nulo se manteve estável entre a pesquisa da semana passada e a desta semana com 7%. Já os indecisos tiveram redução de 8% para 5%.

O Ibope entrevistou 2.506 eleitores em 175 municípios do país entre domingo e terça-feira. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.