Diretor-geral da AIEA viaja ao Irã para discutir programa nuclear

  • Por Agencia EFE
  • 16/08/2014 06h01

Teerã, 16 ago (EFE).- O diretor-geral da Agência Internacional para a Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, viajará amanhã, domingo, para Teerã para discutir sobre o programa nuclear iraniano, informou neste sábado a imprensa local.

“Nesta visita a República Islâmica do Irã informará de suas expectativas à AIEA no mais alto nível”, declarou o embaixador iraniano no órgão, Reza Nayafi, à agência oficial de notícias “Irna”.

O diplomata confirmou que Amano se reunirá amanhã em Teerã com o presidente iraniano, Hassan Rohani, no primeiro encontro do mais alto nível entre a agência atômica internacional e o governo do país, presidido por Rohani há um ano.

O Irã se comprometeu com a AIEA em maio a proporcionar antes de 25 de agosto informação sobre a natureza de seu programa nuclear.

Em fevereiro Teerã se comprometeu a cumprir sete pontos para aumentar a transparência de seu programa antes de passado 15 de maio, compromisso que foi cumprido, segundo confirmou a AIEA.

Após essa aproximação, as duas partes fecharam outras cinco novas medidas de cooperação para sanar as dúvidas existentes sobre a natureza do programa nuclear iraniano.

Parte da comunidade internacional teme que Teerã esconda, sob a aparência de um programa nuclear pacífico, a intenção de produzir armas atômicas, extremo que o Irã nega, enquanto reivindica seu direito de desenvolver um programa nuclear para usos civis com a amplitude que considera necessária. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.