Donald Trump se compromete a apoiar o candidato republicano vencedor
Nova York, 3 set (EFE).- O pré-candidato presidencial do Partido Republicano Donald Trump assinou nesta quinta-feira um pacto de lealdade que o compromete a respaldar o candidato presidencial de sua formação nas eleições do 2016 nos Estados Unidos.
“A melhor maneira para que os republicanos ganhem é se eu for eleito para representar o partido. Por essa razão, assinei o compromisso”, disse Trump em entrevista coletiva em Nova York depois de se reunir com o presidente do Comitê Nacional Republicano, Reince Priebus.
Esta promessa foi feita há quase um mês depois do primeiro debate das primárias do Partido Republicano, no qual um moderador perguntou aos candidatos se, caso perdessem, buscariam uma candidatura independente.
Trump foi o único que se recusou a descartar esta alternativa.
Na entrevista coletiva que ofereceu em Nova York, na torre desta cidade que leva seu nome, o pré-candidato presidencial explicou que assinou este pacto porque o Comitê Nacional Republicano o tratou com “grande respeito” e que não recebeu nada em troca.
Trump, que desde que lançou sua campanha recebeu uma onda de críticas por suas polêmicas declarações contra os imigrantes, lembrou que lidera “praticamente todas as enquetes”.
Segundo seus dados, nesta semana o pré-candidato alcançou entre 30% e 35% dos apoios entre os eleitores republicanos. “Portanto espero que, se seguir em primeiro lugar, o Partido (Republicano) seguirá sendo justo”, acrescentou Trump.
Apesar do documento assinado hoje, segundo meios de comunicação americanos sua promessa não é uma obrigação legal e Trump pode mudar de ideia e seguir na corrida como independente. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.