Ebola volta à capital de Serra Leoa após 3 semanas sem novos casos

  • Por Reuters
  • 22/06/2015 19h35
Reprodução Possíveis novos casos de ebola na Tanzânia não estão sendo comunicados, diz OMS

Serra Leoa registrou dois novos casos de Ebola em Freetown nos últimos dias, contrariando a ideia de que a capital já havia derrotado o vírus mortal, disseram autoridades nesta segunda-feira.

A pior epidemia conhecida de Ebola na história já matou mais de 11 mil pessoas no Oeste da África, cerca de um terço delas em Serra Leoa. 

A Libéria foi declarada livre da doença em maio, mas seus vizinhos Serra Leoa e Guiné ainda lutam para zerar os casos, apesar de milhões de dólares em ajuda.

“Isso é preocupante porque já havíamos fechado todas as estruturas de quarentena de Ebola em Freetown após semanas sem um caso”, disse o porta-voz do Centro Nacional de Resposta ao Ebola, Sidi Yahya Tunis. 

Tunis disse haver preocupações sobre novas infecções após os dois casos terem sido registrados em Magazine, uma favela densamente povoada que não dispõe de saneamento adequado.

Autoridades de saúde disseram que o primeiro caso em Freetown desde 29 de maio foi um pescador que contraiu a febre hemorrágica de sua namorada, no distrito de Port Loko, norte da cidade.

Pouco tempo depois, um membro da família que morava na mesma casa também pegou o vírus. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.