Arábia Saudita suspende importações de frango de 5 frigoríficos brasileiros

  • Por Jovem Pan
  • 22/01/2019 17h04 - Atualizado em 22/01/2019 18h01
Tasso Marcelo/Estadão Conteúdo Produção de alimentos Empresas suspensas eram responsáveis por 37% das exportações brasileiras de frango

A Arábia Saudita suspendeu a importação de carne de frango de cinco frigoríficos do Brasil – entre eles unidades da JBS e da BRF – após visitas a empresas. O país árabe é o maior comprador desse tipo de alimento produzido em território brasileiro.

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), foi reduzido de 30 para 25 o total de unidades com autorização para exportar frango ao país. Esse grupo foi responsável por 63% das transações (ou 437 mil toneladas) realizadas no ano passado.

O Ministério da Agricultura não comentou diretamente a suspensão e, em nota, informou que “tomou conhecimento” da autorização de “25 estabelecimentos” como resultado de missão árabe que em outubro vistoriou “frigoríficos, fazendas e fábricas”.

A ABPA explicou que, embora o Brasil conte com 58 frigoríficos habilitados para exportar frango para a Arábia Saudita, “somente 30 estavam embarcando produtos efetivamente”. A suspensão, segundo a entidade, está ligada a “critérios técnicos”.

*Com informações da EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.