BC: Indicadores sugerem possível retomada da economia

  • Por Jovem Pan
  • 16/08/2019 11h02
Marcos Santos/USP Imagens Após seis anos de quedas sucessivas, o Comitê de Política Monetária do Banco Central elevou a taxa básica de juros para 2,75% em março de 2021; entenda o motivo IBC-Br de junho teve alta de 0,30% ante abril

O Banco Central (BC) divulgou, nesta sexta-feira (16), uma avaliação positiva a uma retomada da economia brasileira. De acordo com o Boletim Regional feito pela instituição, os índices de atividade, como o Índice de Atividade (IBC-Br), tem mostrado uma evolução que pode resultar numa melhora da economia do país.

“A evolução dos indicadores de atividade sugere possibilidade de retomada do processo de recuperação da economia”, indica o relatório.

“Regionalmente, observou-se, na margem, maior convergência nas trajetórias de indicadores de atividade no curto prazo, refletindo processo generalizado de acomodação. Nesse cenário, a economia em todas as regiões segue operando com alto nível de ociosidade dos fatores de produção e diversas medidas de inflação subjacente se encontram em níveis confortáveis”, continua.

Na última segunda-feira (12), o BC divulgou o IBC-Br do país no mês de junho de 2019, que indicou alta de 0,30% ante abril, na série com ajuste sazonal. Em relação a maio de 2018, houve queda de 1,75% pela série sem ajuste.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.