IPC-S aumenta 0,37% em julho e confirma expectativas do mercado

Três dos oito grupos que compõem o índice mostraram aumento em seus preços

  • Por da Redação
  • 01/08/2025 15h15
  • BlueSky
Marcos Santos/USP Imagens Interior de loja de roupas com diversos consumidores O setor de Vestuário, por sua vez, registrou uma mudança negativa, com a variação passando de 0,31% para -0,07%

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou uma elevação de 0,37% em julho, superando o aumento de 0,16% observado em junho, conforme dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Nos últimos 12 meses, o IPC-S acumula uma alta de 4,05%, enquanto em 2025, o índice já apresenta um crescimento de 3,06%. O resultado de julho ficou alinhado com as previsões do mercado, cuja mediana era de 0,36%. Três dos oito grupos que compõem o IPC-S mostraram aumento em seus índices. O grupo de Saúde e Cuidados Pessoais passou de -0,02% para 0,69%, enquanto Habitação subiu de 0,57% para 0,88%. Despesas Diversas também teve um crescimento significativo, saltando de 0,05% para 1,10%. Em contrapartida, o grupo de Alimentação apresentou uma deflação menos acentuada, caindo de -0,19% para -0,04%.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O setor de Vestuário, por sua vez, registrou uma mudança negativa, com a variação passando de 0,31% para -0,07%. Essa movimentação nos índices reflete as pressões inflacionárias em diferentes segmentos da economia, que impactam diretamente o bolso do consumidor. Entre os fatores que contribuíram para a alta do IPC-S, destaca-se o aumento nas tarifas de eletricidade residencial, os preços de passagens aéreas, aluguel de imóveis e taxas de condomínio. Em contrapartida, itens como gasolina, batata-inglesa, cebola, arroz e seguro de veículo exerceram pressão negativa sobre o índice, ajudando a moderar o crescimento geral.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.