Selic: Boletim Focus mantém a projeção em 3% no fim de 2020
Os economistas do mercado financeiro mantiveram suas projeções para a Selic, a taxa básica da economia, no fim de 2020. O Relatório de Mercado Focus trouxe nesta segunda-feira (27), que a mediana das previsões para a Selic neste ano seguiu em 3,00% ao ano. Há um mês, estava em 3,50%.
Enquanto isso, a estimativa para a Selic no fim de 2021 teve redução de 4,50% para 4,25% ao ano, ante 5,00% de quatro semanas atrás. No caso de 2022, a projeção foi de 6,00% para 5,88%, ante 6,00% de um mês antes.
Ao cortar a Selic de 4,25% para 3,75% ao ano, em março, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central informou que considera adequada a manutenção da taxa de juros em seu novo patamar.
“No entanto, o Comitê reconhece que se elevou a variância do seu balanço de riscos e novas informações sobre a conjuntura econômica serão essenciais para definir seus próximos passos”, ponderou o colegiado.
Top 5
Entre os analistas que mais acertam as projeções, a mediana da taxa básica em 2020 seguiu em 2,50% ao ano, ante 3,13% ao ano. No caso de 2021, seguiu em 3,88% ao ano, ante 4,50% ao ano de quatro semanas atrás.
A projeção para o fim de 2022 no Top 5 seguiu em 6,00%. Há um mês, estava no mesmo patamar. No caso de 2023, permaneceu em 6,00%, igual a quatro semanas antes.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Economia
Banco Central mantém taxa de juros a 13,75% ao ano
Em comunicado, o Copom destacou que o cenário de 'incertezas' no exterior e no Brasil exige cautela
- Governo publica MP que define regras de transição para o ‘imposto do pecado’ Agência Brasil · há 3 horas
- CNC aciona STF para adiar fim da escala 6×1 Estadão Conteúdo · há 24 horas
- Cotado para Fazenda, Fonteles reduziu dívida no Piauí, mas teve déficit em metade dos anos Estadão Conteúdo · há 4 dias
- BC decreta liquidação extrajudicial da Credipaiva por grave violação de normas Estadão Conteúdo · há 3 semanas