Transporte por aplicativo é responsável por 4,1% de compra de automóveis para trabalho, aponta IBGE

  • Por Jovem Pan
  • 28/02/2019 14h02
Divulgação Divulgação Transporte por apps puxou investimentos para cima em 2018

Os investimentos na economia cresceram 0,8% em 2018 após quatro anos consecutivos de queda, apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em relatório divulgado nesta quinta-feira, 28. O setor é formado pelo segmento da construção e por máquinas e equipamentos. A compra de automóveis cresceu para trabalho cresceu 4,1% no último ano.

Segundo o relatório, a importação e a produção interna de bens de capital compensaram a variação negativa de 2,5% no setor de construção.

O transporte feito por aplicativos puxou esse número para cima, já que a compra de automóveis para trabalho é considerada investimento e não consumo das famílias, como a compra de automóveis fora dessa categoria.

A atividade cresceu esse ano como complemento à renda de trabalhadores, embora a tendência seja estancar a compra de veículos em 2019.

Além do transporte de apps, outro fator que impulsionou o crescimento dos investimentos foi o fato de várias empresas aumentarem a frota de caminhões e ônibus.

Já a queda de investimento na construção foi resultado principalmente da redução de 2,4% da ocupação na construção, da queda real do crédito destinado ao setor e dos baixos gastos do governo com infraestrutura.

A taxa de investimento em relação ao PIB passou de 15% em 2017 para 15,8% em 2018.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.