Edward Snowden conta a maior lição das revelações de espionagem da NSA; veja

  • Por Jovem Pan
  • 18/07/2014 13h06

O ex-analista da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos chamou atenção para falta de segurança e privacidade nas comunicações. Em entrevista concedida ao diário britânico The Guardian, Edward Snowden disse que as comunicações não criptografadas deixaram de ser seguras.

Segundo ele, essa é a maior lição que se pode tirar das revelações de espionagem da NSA feitas no ano passado e que o levaram ao asilo na Rússia. Ao ser questionado pelos repórteres do jornal sobre como faz para se comunicar, Snowden criticou a coleta e o uso dos dados de usuários.

Snowden ainda destacou profissionais que estariam mais expostos à espionagem, como jornalistas, advogados e médicos. Falando a Carlos Aros, o especialista em segurança da informação, Jeferson Dadario, disse que o cenário não é tão crítico, mas a falta de privacidade é real.

*Ouça os detalhes no áudio

Dadario lembrou ainda que hoje a criptografia, ou embaralhamento dos dados, não é impossível para pequenas empresas e usuários domésticos. Na entrevista, Snowden citou o livro 1984, de George Orwell, que retrata o uso da tecnologia pelo governo para fiscalizar e controlar os cidadãos.